segunda-feira, 6 de julho de 2009

Análise do Livro Didático de Ensino Fundamental

ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PAUTA


Introdução

José William Vessentini, professor e doutor em Geografia (Geografia Humana), pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política/geopolítica e ensino da geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: nova ordem mundial, política e território, geopolítica brasileira, questão ambiental, ensino da geografia no século XXI e Vânia Rúbia Farias Vlach, professora e doutora em Geografia humana também, pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU, tem como linha de pesquisa, a História da formação do professor de Geografia no Brasil e no mundo diante os desafios da atualidade.
Juntos desenvolveram uma coleção de livros didático com quatro volume. Teve como proposta básica a introdução da geografia crítica nos manuais de 5a. à 8a. séries e a interligação de uma nova geografia escolar. Dentre eles foi analisado o volume (1), que está direcionado ao aluno da 5ª(quinta) série do ensino fundamental, e tem como tema: O Espaço Natural e a Ação Humana.
Esta é uma obra cuja proposta substitui a Geografia tradicional, descritiva e voltada essencialmente para a memorização, por uma Geografia renovada e crítica, preocupada com a compreensão das relações sociedade-espaço. Apresenta um conteúdo completo, adequado às propostas curriculares de todos os estados brasileiros e elaborado de forma que o aluno participe da construção do saber. Obedecendo a uma seqüência metodológica adequada, este volume trata do espaço natural e da ação humana.
O texto conta com o apoio de mapas, esquemas e fotos intimamente relacionadas ao tema desenvolvido. Cada capítulo inicia-se com uma situação motivadora que busca despertar o interesse do aluno ou explorar seus conhecimentos prévios sobre o assunto. No fim de cada capítulo, há amplas sugestões de atividades.
A abertura dos capítulos vem mostrando vários recursos como mapas, fotos, pinturas, etc., além de textos e questões introdutórias que permite o aluno um contato inicial com os assuntos que serão estudados em seguida. Isso pode fazer com que haja uma curiosidade do aluno diante o assunto.
O livro apresenta seções diversificadas para que o aluno analise, compare,interprete e descreva como é o caso dos gráficos, são mostrados de forma organizada, de fácil interpretação, com suas devidas fontes e ainda explicando que os dados fornecidos podem apresentar variações entre uma fonte e outra, devido aos critérios que foram adotados e o momento que os dados foram colhidos, bem como a nitidez das imagens e a forma com que os mapas são mostrados, com suas legendas coloridas, fazendo com que sejam separadas as informações através das cores, e as escalas mostrando a extensão do mapa em quilômetros.
Dentre as seções que estão disponíveis, existe o “Pensando sobre o tema e pesquisando o tema”, que são questões que aprofundam o assunto, tem também o “Verificando o que aprendemos”, são questões propostas no final dos tópicos de cada capítulo, que já vem como resolução de dúvidas e pode ser criando uma discussão com os colegas, tem o “Geolink”, que são informações complementares dos temas abordados no capítulo, a fim de ampliar o conhecimento do aluno, tem a “Geografia em selos”, reproduz selos postais do Brasil e do mundo, relacionando aos assuntos estudados, seria mais uma fonte de conhecimento, tem o “Roteiro de estudo”, são atividades no fim do capítulo para serem realizadas em grupo ou individual, textos para serem interpretados, o “Geografia e poesia, em canção, em arte, em números, e ambiente e tempo”, faz interligação não só com a Geografia, mas como a História, Língua Portuguesa, Arte, temas transversais etc., enriquecendo os temas, falando da realidade e criando várias formar para ter uma aula de forma dinâmica e não exaustiva. Dentre os assuntos que vão surgindo é destacado as palavras em negrito de forma que haja um glossário, para que essas palavras destacadas tenham seus significados, facilitando assim a compreensão do texto. No final dos capítulos é disponibilizado também sites para consulta do conteúdo, fazendo assim com que o aluno busque informações atualizadas e recentes, e filmes que seria mais uma proposta de trabalho.
No final do livro estão disponíveis as indicações de leituras complementares com os títulos organizados por grupos de unidades e suas referências teóricas e metodológicas. Aparentemente não foram observados erros conceituais ou ortográficos, e os conteúdos comparados a outros livros didáticos, está adequada a série devida.

Conclusão

A seleção dos livros didáticos a serem utilizados constitui uma tarefa de importância vital para uma boa aprendizagem dos alunos. Por isso, a importância de procurar critérios específicos para os contextos dados, que possibilitem ao professor participar na avaliação dos livros didáticos.
A inclusão de diversas formas de atividades para a construção do conhecimento é de suma importância no que diz respeito à metodologia a ser aplicada no livro, pois além de acrescentar conteúdos, faz com que o aluno tenha uma maior participação na sala de aula, e o livro disponibilizando métodos de dinâmicas até mesmo voltadas para a realidade, estimula o desenvolvimento da cultura e do saber.
Diante a observação feita no livro didático de Ensino Fundamental, podemos verificar que o livro didático em si, não pode ser visto com uma única referência de acesso ao conteúdo disciplinar da escola, devido à ampla disponibilidade que pode ser feita com relação ao desenvolvimento dos conteúdos como filmes, músicas, poesias, dentre outros.


Referências Bibliográficas

VESENTINI, J. W.; VLACH, V. R. F. O Espaço Natural e a Ação Humana. 1º volume. São Paulo: Ática, 2004 .

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