quarta-feira, 8 de julho de 2009

CONHECIMENTO DO ESPAÇO ESCOLAR

Diante a perspectiva de racionalidade colocada por Taylor logo no início do avanço tecnológico, foi feito um planejamento, para o conhecimento e análise do espaço escolar nessa perspectiva, não só nessa perspectiva, mas como também na forma de ver como está sendo estruturado o processo de estágio, observação e participação de regência.
Vale a pena dá ênfase ao método de observação, como sendo de suma importância para a retenção de dados importantes, no sentido de organizar a forma a ser trabalhada nas instituições escolar. A busca da compreensão das relações produzidas no espaço escolar, e a identificação de possibilidades para tentar amenizar as condições financeiras, foram objetivos fundamentais para a formação de uma equipe de apoio.
Mas, diferente da divisão de trabalho proposta por Taylor, relacionando a organização do trabalho na instituição escolar, podemos notar que o trabalho desenvolvido no espaço escolar, não é mecânico, é feito em conjunto, e não possui como objetivo final a lucratividade, e sim a apropriação do conhecimento e enriquecimento intelectual de toda a comunidade escolar.
Portanto, em se tratando da melhoria no processo de aprendizagem, devemos trabalhar em conjunto e a fim de conquistar objetivos comuns.





Referência:
PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão, MALYSZ, Sandra Terezinha, (Orgs.) Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

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